eu google.com, pub-8793333535661611, DIRECT, f08c47fec0942fa0 google.com, pub-8793333535661611, DIRECT, f08c47fec0942fa0 Moda de Negona: Rafael Braga Vieira, um dos nossos!

2 de ago. de 2017

Rafael Braga Vieira, um dos nossos!

Negada, o assunto de hoje é muito sério e confesso que não é o post que eu queria fazer. Eu queria falar sobre liberdade, sobre a força que vem da união das pessoas, sobre cuidar da nossa gente. Mas não, não é sobre isso que vou falar. Vou falar sobre injustiça, sobre encarceramento, sobre racismo. Hoje, vou falar sobre Rafael Braga. 


Quem acompanha o MdN nas redes sociais, viu a tag #LibertemRafaelBraga. Ontem (01 de agosto) foi o julgamento do pedido de habeas corpus feito pela defesa de Rafael Braga. A decisão foi adiada, mas segundo os especialistas do direito,as chances de liberdade para Rafael Braga são pequenas, já que o pedido recebeu dois votos a favor da permanência de Rafael na cadeia. 


Em um país em que senadores estão ligados a aviões com drogas, filhos de desembargadoras são liberados rapidamente, o que impede um homem pobre, morador de rua ganhar a liberdade? Sua cor de pele! 

Quem é Rafael Braga?

Rafael Braga Vieira tem 25 anos e foi preso nos protestos de 2013 portando artefatos perigosos: uma garrafa de Pinho Sol e uma garrafa de água sanitária. Ele é o único brasileiro preso durante a Jornada de Junho. Detalhe: Rafael não tinha nenhuma ligação com movimentos políticos ou grupos de resistência. Os produtos de limpeza que pegou estavam escondidos perto de onde ele costumava guardar coisas que encontrava na rua e costumava dormir. Em um de seus interrogatórios, ele não soube responder o nome do prefeito do Rio de Janeiro ou o significado de siglas partidárias. 



Condenado a cinco anos de prisão por portar tais produtos, sua situação e seu encarceramento injusto comoveram um grupo de advogados que garantiram a Rafael um emprego e uma residência. Isso garantiu a ele a progressão da pena para o regime semiaberto. Uma imagem de Rafael que circulou na web fez com que o judiciário condenasse Rafael a 10 dias numa cela solitária.

Em janeiro deste ano, Rafael saiu para comprar pão com R$ 3,00, usando sua tornozeleira e foi abordado por policiais que lhe chamaram de bandido e forjaram um flagrante com drogas. Rafael foi preso e condenado a 11 anos de prisão por tráfico de drogas e associação ao tráfico. Condenado mesmo com as contradições dos depoimentos dos policiais que o prenderam. Mesmo com o testemunho de uma pessoa que deu detalhes de como foi a abordagem e a violência sofrida por Rafael. 

Há 4 anos negam a liberdade para Rafael. Há séculos, a sociedade brasileira mostra que ser negro e pobre no Brasil é o maior crime que se pode cometer por aqui. Ontem, a decisão a respeito de sua liberdade foi adiada. Para quando? Não se sabe! Mas, me questiono até quando nos negaram liberdade, nos negaram vida com qualidade. Até quando os negros brasileiros terão que resistir a esse sistema que nega até mesmo a nossa existência? Tentam nos apagar de todas as maneiras. Nos empregos sub humanos, na educação de baixa qualidade, nos comerciais que nos mostram que precisamos nos enquadrar em padrões brancos e europeus para sermos aceitos. 

Não vamos nos calar! Não vamos nos render! Vamos continuar resistindo. Por nós mesmos. Para que não tenhamos outros Rafael's presos de maneira injusta. Para que eles tenham a chance de crescer e se restabelecer na sociedade com a dignidade devida. Para terminar, deixo aqui uma música que reflete bem esta situação: CAPÍTULO 04 VERSÍCULO 03, dos Racionais.


"Eu sou apenas um rapaz latino-americano
Apoiado por mais de 50 mil manos
Efeito colateral que o seu sistema fez

Racionais capítulo 4 versículo 3"


AnaLu Oliveira
@modadenegona

Nenhum comentário :

Postar um comentário