eu google.com, pub-8793333535661611, DIRECT, f08c47fec0942fa0 google.com, pub-8793333535661611, DIRECT, f08c47fec0942fa0 Moda de Negona: Porque o feminismo negro é importante?

23 de out. de 2017

Porque o feminismo negro é importante?

Salve salve, negada bacana do meu Braseeel! Como vocês estão? Bora começar a semana com um assunto extremamente necessário: FEMINISMO NEGRO! E coloco essa questão assim, em caixa alta, porque esta pauta é muito importante pra gente. 

Angela Davis, escritora e feminista negra

Não é novidade pra nenhuma de nós que a luta contra o machismo é extremamente necessária. Porém, existem pautas e necessidades que atendem mulheres brancas, mas não atendem mulheres negras. Quer alguns exemplos?

1- Não ser o sexo frágil

Nós, mulheres negras, nunca fomos vistas como mulheres frágeis. Pelo contrário, mulheres negras desde a tenra infância são vistas (e ensinadas) como mais fortes. Lutar contra o estereótipo da princesa que precisa ser salva por um príncipe não faz o menor sentido para nós. Ser frágil ou ser princesa é algo que nos negam há tempos.

2 -  Maquiagens e representatividade


Enquanto mulheres brancas lutam para quebrar padrões de beleza - como ser magra ou estar maquiada o tempo todo -, nós temos que lutar para que as empresas de cosméticos nos vejam como consumidoras em potencial. Hoje, temos produtos que atendem às necessidades de nossos cabelos e nossas tonalidades de pele, mas nem sempre foi assim. Isso tem a ver com representatividade, com estereótipos racistas e com todo o racismo estrutural que nos oprime. 

Claro que estes são alguns dos muitos pontos que nos mostram o quão necessário é o feminismo negro. A lindona da Xan Ravelli, do canal Soul Vaidosa, fez um vídeo incrível sobre o tema e eu quero compartilhar aqui com vocês. 


É importante salientar que não estou aqui para dizer que nossa luta é mais ou menos importante que a luta das feministas brancas. Muito pelo contrário, o que quero dizer é que cada uma tem questões bastante particulares e que respeitar isso é mostrar (e viver) a sororidade entre mulheres. 

Agora, me conte: o que você pensa a respeito do tema? Comenta aqui! Compartilhe com suas manas pretas e sigamos na luta por um mundo melhor para nossas meninas e mulheres pretas!

Boa semana!
AnaLu Oliveira

Nenhum comentário :

Postar um comentário