eu google.com, pub-8793333535661611, DIRECT, f08c47fec0942fa0 google.com, pub-8793333535661611, DIRECT, f08c47fec0942fa0 Moda de Negona: É ou não é importante entrar na universidade?

4 de dez. de 2017

É ou não é importante entrar na universidade?

Salve salve, negada bacana! Como estão vossas lindezas? Enquanto estive ausente daqui do blog, muita coisa rolou. Muuuita coisa mesmo! Uma delas foi um post que circulou no Facebook e em algumas redes sociais sobre não entrar na universidade em 2018. O texto falava sobre investir em trabalhos voluntários e sobre conhecer a si mesmo através de experiências inovadoras. E claro que isso gerou muita polêmica e indignação. Eu mesma fiquei bastante emputecida com o discurso de "vai fazer outra coisa, você não precisa da faculdade agora". 

Afinal, este discurso não se aplica a nós, pretos e pretas. Não se aplica porque para nós, o egresso na universidade não significa apenas a oportunidade de conseguir um emprego no futuro ou um cargo de gestão em uma multinacional. Para muitos de nós, a universidade é a única oportunidade de quebrar um ciclo vicioso, o único meio de não entrar nas estatísticas de assassinatos, drogas, suicídio, prostituição, entre outros. 

Não que eu pense que seja desnecessário a gente se descobrir e saber mais sobre si mesmo. Mas é muito confortável para alguém que desde sempre teve as portas das universidades abertas (como é o caso do autor do post) dizer coisas desse tipo. Quero até acreditar que ele não tenha escrito aquilo com más intenções. Mas, aquilo não se aplica a gente. Não se deixe levar por esse papo. Sabe porquê?


Porque essa viagem de autoconhecimento após o ensino médio só faz sentido para quem não fazia parte dos 5,5% de estudantes negros que estavam na universidade em 2004 - ano em que a lei das cotas raciais foi instituída nas universidades públicas brasileiras. Pra quem tinha idade para cursar uma faculdade, mas fez parte dos 53,2% dos estudantes negros que ainda estavam terminando o ensino médio ou até mesmo o ensino fundamental - o percentual para estudantes brancos nesta mesma situação é de 29%. 

Fonte: geledes.org.br

As portas das universidades só abriram para nós há pouco mais de 10 anos. Para pessoas como o autor do post, elas nunca estiveram fechadas. Se para eles, há toda uma pressão para ascensão social, para nós só apontam armas e dedos julgadores. De cada 100 pessoas assassinadas no Brasil, 71 são negros. 

Como mulher preta e a primeira a ter mestrado em uma família que muitos nem terminaram o ensino médio, eu digo a vocês: façam faculdade, estudem! O estudo é nossa melhor forma de fazer a diferença e mudar a vida dos pretos que amamos! Invistam no conhecimento, escolham a graduação que melhor combine com as habilidades e talentos de vocês, cuidem da saúde mental e lembrem-se sempre que:

"A educação é a arma mais poderosa que você pode usar para mudar o mundo"
Nelson Mandela

E vocês, o que pensam a respeito? 
Quando você decidiu entrar na universidade? 
Qual é a formação de vocês? Comenta aqui!

Boa semana, negada!
AnaLu Oliveira

Nenhum comentário :

Postar um comentário